1979
"A 19 de abril de 1973, 27 socialistas portugueses encontraram-se na pequena cidade de Bad Münstereifel, na Alemanha, às escondidas da PIDE. Mário Soares queria formar um partido."
"O Partido Socialista não se estranhará vê-lo essencialmente orientado para a mudança. Celebramos o 25 de Abril pelo que teve de libertador e popular, mas consideramo-lo como a oportunidade de uma vida melhor para os portugueses, e não como algo de estático que, por si só, nos pudesse ter trazido as solucões perfeitas e acabadas para os grandes problemas da nossa vida colectiva. Por isso, entendemos que continuar Abril é mudar este País, transformar a sociedade no sentido da justiça social que ela nunca conheceu. Como partido democrático, não pode deixar de entender que o seu combate por uma sociedade fraterna e igualitária se haverá de processar na asssumpção da Liberdade como valor inalienável e no respeito integral das regras do jogo democrático. Demos disso sobejas provas:somos o único partido que se pode orgulhar de, em momento algum, ter sucumbido à tentação de trocar a democracia pelo seu programa ou pela sua ideologia, porque a democracia é também o nosso programa e é também a nossa ideologia."
Perante esta pequena transcrição à data, marca o porquê de eu votar no Partido Socialista desde 1979, pois acredito neste partido europeísta sem dogmas nem obscurantismo. Contudo, e dada a minha genética partidária agradeço diáriamente com gratidão, a liberdade que tenho, conquistada com muita luta e sofrimento, pois ser filha de anti-fascistas é uma honra e um orgulho até ao fim da minha existência.
Eulália Barros

Comentários
Postar um comentário